quarta-feira, 6 de maio de 2015

Campanha usa Tinder e alerta para violência contra a mulher.

Guilherme Dearo - da exame.com

Campanha no Tinder : alerta contra violência doméstica.

São Paulo - Uma nova campanha que alerta para a violência doméstica nos EUA chamou a atenção pelo meio criativo de passar mensagem.

O comercial da organização "Women in Distress" começa mostrando vários telejornais noticiando casos de homens que violentaram mulheres, a maioria maridos que bateram em suas companheiras.

Depois , informa um dado chocante: a cada nove segundos, uma mulher sofre abuso dentro de casa - ou seja, é agredida pelo parceiro.

Se o assunto envolve namorados, maridos e parceiros - a princípio homens de confiança - nada mais lógico que usar aplicativo Tinder para a campanha, onde justamente homens e mulheres estão procurando algum tipo de relacionamento ( e por alguém confiável).

A organização criou vários perfis fictícios de homens no aplicativo. Na primeira foto, parecem homens bonitos e confiáveis. Contudo, conforme a mulher que achava o perfil passava as fotos ( em cada perfil são até seis fotos), ela descobria um homem agressivo e violento.

Na última foto, a mensagem: "Don't let in get ugly" ( "Não espere a coisa ficar feia").

A ação visa alertar para a existência de homens que, mesmo legais, podem se tornar violentos rapidamente. Assim, a mulher deve procurar ajuda logo nos primeiros sinais de agressividade dentro de casa.

A campanha reuniu diversos feedbacks positivos. Uma das mulheres que achou um dos perfis escreveu: "Obrigada por fazer isso. Eu conheço essa realidade muito bem. Eu vivi isso."

Outra comentou: "Sim, meu pai abusava fisicamente da minha mãe. Então eu conheço um pouco sobre violência doméstica."

A ação sofreu algumas críticas, contudo. As fotos dos homens, "violentos" foram vistas como caricaturas demais e transparecem um homem "atuando" para parecer violento.

Além disso, campanhas do tipo em redes como o Tinder são consideradas inconvenientes, já que são "spam": os usuários não estão esperando por uma propaganda, sim pelo conteúdo específico do aplicativo.

A criação é dá The Bravo e da Y&R Miami.

Confira o vídeo:


(Fonte: http://exame.abril.com.br/)

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