terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Casos de violência à Mulher chegam a 1.400 este ano no Entorno do DF.

Jovem de 21 anos diz que sofreu ameaças no casamento durante 3 anos.Criada há seis anos, lei Maria da penha quer encorajar vítimas a denunciar.

A Policia Civil já registrou cerca de 1.400 casos de violência Contra a Mulher  nas cidades Goianas localizadas no Entorno do Distrito Federal , de Janeiro a Agosto deste ano. O número já chega perto dos casos registrados em todo ano passado, aproximadamente 1.900.

Entre as estatísticas, está o caso de uma jovem que sofreu ameaças, por parte do marido durante três anos. Segundo a esposa, que preferiu não se identificar, a sua vida mudou completamente. Com lágrimas nos olhos, ela conta o que sofria no relacionamento.

"Ele me empurrou na parede me deu dois tapas na minha cara. Ele falou que ia me matar, quando ele abriu a gaveta, eu saí correndo. Ele disse que se me pegasse na rua ia me dar um tiro na testa, e que não ia ficar de graça", relata a jovem.

De acordo com ela, o marido mudou o comportamento após o inicio do casamento:" Eu passei a não ter paz, não poder dormir. Era complicado viver. Por isso, hoje eu me separei e pronto. E acabou."

Outro caso que também chamou a atenção foi o de uma adolescente de 17 anos morta a tiros, em Águas Lindas. Segundo a Polícia Civil, o ex-companheiro, que já foi preso, é o principal suspeito. São crimes como estes, que , segundo a Delegada Especializada no atendimento a Mulher, ( Deam) , Dilamar Castro, não param de aumentar, mas a mulher tem tomado atitudes diferentes.

A Lei Maria da Penha , criada há seis anos, está conseguindo mudar esse cenário, acredita. É cada vez maior o número de mulheres que estão denunciando os agressores e dessa forma dando um basta a violência doméstica. " Hoje as mulheres não esperam ser agredidas, como acontecia no inicio da Lei Maria da Penha", diz

Psicologia

Para o Psicologo André de Jesus, as mulheres que antes eram vitimas, agora se sentem protegidas pela Lei. E é esse o principal motivo de aumento para o número de denúncias.

"Primeiro, vem a informação, que é fundamental.Elas precisam saber que elas têm esse direito e não podem estar subjugadas na sociedade por condição nenhuma. e quando ocorrem a denúncia e os órgãos público, fazem a sua parte, isso acaba chegando a sociedade e encorajando também."explica

Veja o número de ocorrências registradas, segundo os dados da Polícia Civil:


 20112012 (até agosto) 
Entorno de Brasília1.9001.400 
Águas Lindas241254 
Cidade Ocidental144109 
Cristalina2835 
Luziânia240152 
Jardim Ingá4329 
Padre Bernardo2220 
Planaltina4645 
Santo Antônio do Descoberto230187 
Valparaíso487308


Fonte: (www.g1.globo.com/goias.)


Nenhum comentário :

Postar um comentário