Uma vida sem violência é um direito Nosso...
Em 1993 , as Nações unidas - ONU Realizaram a Conferencia Mundial sobre os direitos Humanos que reconheceu a violência contra a mulher como um obstáculo ao desenvolvimento, a paz e aos ideais de igualdade entre os seres humanos. Considerou também que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos e que esta violência se baseia, principalmente, no fato da pessoa agredida pertencer ao sexo feminino.
A violência contra a mulher ocorre tanto na rua como em casa. Mas, ao contrário dos homens, as mulheres e as crianças são vítimas da violência sofrida no espaço doméstico, prática, sobretudo, por maridos, companheiros, pais e padrastos. Em 1998, somente no município do Rio de Janeiro, foram registrados 31.206 caso de agressões físicas contra mulheres, em sua maioria praticados por membros da família.
Apesar do elevado, esse número, certamente, está subestimado, visto que, seja por medo - nos casos de estupro - ou por intimidações de diversas naturezas - nos casos de violência doméstica , muitas mulheres não recorrem as delegacias de polícia para denunciar agressões, ameaças e espancamentos e outras formas de violências.
Você já foi vitima de violência dentro da da sua própria casa? Você já foi vítima de violência sexual? Você conhece uma mulher que sofra ou que já tenha sofrido esses tipos de violência?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que há como denunciar e ter orientação legal gratuita para defender os direitos das mulheres.
Não se acostume a conviver com a violência.
Denuncie! O silêncio é cúmplice da violência!
(site da matéria :www.cepia.org.br)
Nenhum comentário :
Postar um comentário